top of page

PZ, diminutivo de Paulo Zé, tem vindo a moldar a paisagem musical portuguesa desde o seu álbum de estreia Anticorpos, lançado em 2005 e que continha um dos singles mais representativos desta carreira pijamística, o Sofá Efervescente. No entanto, foi em 2012 que cimentou definitivamente a sua identidade artística com Rude Sofisticado, um álbum que trouxe temas icónicos como Croquetes, Sem Ponta Por Onde se Pegue, O Passeio e O Quem Me Vale És Tu.

 

No ano seguinte, em parceria com dB (a.k.a. David Bruno), lançou o single Cara de Chewbacca, cuja produção instrumental e humor peculiar conquistaram um público inesperado, acumulando mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.

 

Seguiu-se, em 2015, Mensagens da Nave-Mãe, onde a melancolia e o sarcasmo de Neura, Bestas e Nada Mais encontraram eco junto de um público cada vez mais fiel. Acompanhado pela Banda Pijama, PZ levou este disco a palcos como o Super Bock Super Rock, Serralves em Festa, Noites Ritual e a famosa Tour da Nave-Mãe.

 

Em 2017, lançou Império Auto-Mano, que trouxe temas como Olá, Mais e Zona Zombie, e marcou presença no Super Bock em Stock e nos principais festivais de verão como embaixador da Fnac Portugal — muitas vezes percorrendo o público de pijama vestido. Foi também nesta fase que nasceram os concertos #nuncacaba no Musicbox Lisboa, uma tradição que já vai na sua quinta edição e acontece todos os anos na altura do Natal.

 

2018 trouxe uma nova aventura quando PZ foi convidado a participar na mini-série da RTP Lab Menos Um, não só como personagem mas também compondo músicas para a série. Este período culminou no seu quinto álbum de originais, Do Outro Lado, com singles como Banano e Realidade Paralela.

 

Os anos passaram entre concertos e novos projetos até que, em 2020, a pandemia não travou a sua criatividade. Em confinamento, compôs Selfie-Destruction, um álbum introspectivo com temas como Em Paz na Minha Guerra e Incompatibilidades. No ano seguinte, foi convidado pela RTP para participar no Festival da Canção 2021, onde apresentou Ao Lado de Mim, tema que serviu para introduzir o seu novo alter-ego, O Vampiro Submarino. Em 2023, este projeto lançou Tempo Para Nada, um álbum editado em vinil e apresentado ao vivo na Casa da Música, no Titanic Sur Mer e no Outjazz.

 

Mais recentemente, PZ voltou à carga com O Fim do Mundo em Cuecas, um álbum apocalíptico e bem-humorado que já conta com cinco singles lançados: Pu, Indo Eu, APZ, Un Montadito de Mierda e Setúbal. Mas não ficou por aqui.

 

A celebrar 20 anos de carreira em 2025, PZ lançou um novo álbum de originais. Depois do "Fim do Mundo em Cuecas", veio o "Apocalypse Later", onde um tal de Joe Zé entra em cena, estreando-se com o single The Day Taylor Swift Became Legit.

 

O futuro promete e, como sempre, com PZ quem ganha é você.

  • Spotify
  • Apple Music
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

Com PZ quem ganha é você ©2024

bottom of page